UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

O Ano Em Que Nos Conhecemos (2008)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 18/02/2011
Nota 1
O Ano Em Que Nos Conhecemos

''O Ano em que nos Conhecemos'' é um drama com humor irônico sobre a clássica história de uma família disfuncional que é passada a limpo. No caso, o papel de avaliador da situação caberá a Christopher Rocket, um jovem que irá reencontrar seu pai, uma figura ausente durante a infância do protagonista, que sofre um derrame e fica paralisado.

O reencontro é o ponto de partida para Rocket reavaliar sua relação com o pai e também compreender a sua própria identidade. Nesse sentido, o título ''O Ano em que nos Conhecemos'' traz uma saborosa ambigüidade que sintetiza a história do filme. Ele pode se referir à jornada de Christopher Rocket (vivido por Jimmy Fallon) para reencontrar seu pai e finalmente compreendê-lo. Mas também sugere o processo de autoconhecimento por que vai passar Rocket.

O título é apenas uma das sutilezas que estão presentes no filme. O trabalho, dirigido e escrito pelo estreante Patrick Sisam, é conduzido com leveza e mantém um tom quase contemplativo.

Mesmo o humor que percorre todo o filme é oferecido em uma dose suficiente para arrancar um sorriso do espectador e nada mais. É o bastante para criar empatia e alguma identificação entre o espectador e o protagonista.

O cineasta ainda conseguiu a façanha de obter uma interpretação homogênea de um elenco formado por nomes desconhecidos e por duas estrelas, Lucy Liu e Sharon Stone. A presença de ambas, apesar de serem pouco mais que coadjuvantes, não ofusca a participação de atores menos conhecidos do público.

''O Ano Em Que Nos Conhecemos'' fez sua estreia mundial no Festival de Sundance de 2008 e teve uma trajetória discreta pelos cinemas. Pode ter contribuído para isso a impressão de frieza e distanciamento com que o filme é conduzido. Apesar do cuidado técnico e do roteiro com boas sacadas cerebrais, falta ''tempero'' ao trabalho de Sisam, para tornar o filme marcante para o espectador.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo