UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Drama

Contos da Era Dourada (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 01/04/2011
Nota 4

Seis curtas compõem o filme "Contos da Era Dourada", um retrato ácido e irônico da era do ditador Nicolae Ceausescu na Romênia. Chamados de "lendas urbanas" pelo filme, os pequenos absurdos do cotidiano que são exibidos na tela ajudam a traçar um panorama desolador mas bem humorado da vida de restrições dos romenos daquela época.

O tom geral do filme é dado no primeiro episódio, "A Lenda dos Vendedores de Ar", em que uma dupla de jovens malandros finge-se de inspetores de um ministério para coletar o ar das residências para análise. No entanto, tudo não passa de um golpe para se obter garrafas que serão vendidas depois.

Já neste episódio, o mais longo dos seis, estão sugeridos os temas que serão recorrentes no filme: a precariedade da vida cotidiana dos romenos, a desconfiança e o temor em relação ao governo e, principalmente, o absurdo por trás da gestão ditatorial de Ceausescu.

No episódio "A Lenda do Chofer de Galinhas", por exemplo, o enredo sobre mercadoria desviada esconde uma crítica ao desabastecimento e à ideia de que o governo comunista romeno implementava uma sociedade justa e igualitária.

Em "A Lenda da Visita Oficial", uma comitiva inspeciona uma vila antes da tal visita oficial. Os personagens do curta dividem-se entre os moradores bajuladores e os burocratas. A situação atinge um grau de nonsense quando um dos integrantes da comitiva questiona o motivo de um garoto "orelhudo" estar no grupo de crianças para recepcionar um representante do governo.

Esse tom de ridicularização do governo também está presente nos demais curtas, seja atacando a manipulação de uma fotografia de Ceausescu que seria publicada no jornal ("A Lenda do Fotógrafo Oficial") ou mostrando o empreendimento de um idealista do regime que pretende erradicar o analfabetismo em uma vila rural ("A Lenda do Ativista Zeloso") ou ainda satirizando a desventura de um policial diante de um porco vivo encomendado para o festejo de final de ano ("A Lenda do Policial Ganancioso").

Os curtas podem ser vistos fora da seqüência e não são interdependentes. Em casos como esse, sempre se corre o risco de se preferir mais um episódio do que outro, o que pode prejudicar uma avaliação do filme como um todo.

A total descontextualização do trabalho também pode enfraquecer a apreciação do humor político presente em "Contos da Era Dourada". Mais que uma visão irônica do "jeitinho" do povo romeno em tempos difíceis, o filme é uma grande sátira contra o regime totalitário da Romênia. "Contos da Era Dourada" é um convite para rir do poder.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo