UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Comédia

O Mestre do Kung Fu (2009)

Resenha por Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre

Da redação 15/04/2011
Nota 2
O Mestre do Kung Fu

"Jackie Chan - O Mestre do Kung Fu" é uma comédia juvenil que homenageia os filmes chineses de artes marciais e, também, um dos melhores lutadores dos anos 1980 em diante. Jackie Chan interpreta a si mesmo, já como um ídolo maior para meninos adolescentes, mas com pouca presença em cena, ao contrário do que sugere o título brasileiro.

Na história, um menino que mora numa ilha chinesa da Indonésia sonha em conhecer seu maior ídolo, e quando sabe que esse ídolo irá participar de um filme em Pequim, resolve fazer as malas e ir atrás de seu sonho, encontrando uma série de obstáculos pelo caminho (especialmente alguns sequestradores amadores). Original, não?

Tradicionalmente, o "wuxia" (filme de artes marciais realizado nos territórios da China) exibe direção impecável na movimentação de câmera e nos enquadramentos, trama superficial que justifica as inúmeras cenas de luta, coreografia soberba e ritmo acelerado.

Neste arremedo de filme - que não é um wuxia, mas apresenta elementos do gênero - a trama é superficial e os movimentos de câmera parecem resultados de um exercício de escola de um aluno que foi reprovado. As atuações, salvo a do menino principal, não saem da caricatura, lembrando algumas comédias ridículas que eram feitas em Hong Kong nos anos 1980 (que ainda assim eram bem filmadas, pelo menos). Os enquadramentos são fruto do mais completo e ofensivo analfabetismo visual, e a presença de Jackie Chan, com seu carisma, é pequena e insuficiente para tornar este filme recomendável para algum tipo de público.

Difícil pensar em alguém que possa sentir prazer vendo este trabalho todo equivocado, ou que aguente mais de quinze minutos; o que lembra a crítica americana Pauline Kael, quando disse que a melhor coisa da aposentadoria é não precisar mais ver filmes de Oliver Stone. Podemos fazer tranquilamente a transferência aqui, sendo que Stone ao menos sabe filmar.

Dói dizer tais palavras sobre um filme que tem Jackie Chan nos créditos, mas o que fazer se a dose de incompetência é para matar mamute?

"Jackie Chan - O Mestre do Kung Fu" faz com que o medíocre "Karatê Kid" de 2010 pareça uma obra de arte em comparação.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo