UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Infantil

Surpresa em Dobro (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 03/12/2010
Nota 3

''Surpresa em Dobro'' é uma comédia para toda a família, mas não se engane com essa expressão. O filme pretende atingir o público de todas as idades, da criança ao adulto. Até aí, nada demais. O problema é que ''Surpresa em Dobro'' acredita que a melhor estratégia para isso é simplificar a história a ponto de beirar o óbvio e tenta fazer rir criando situações forçadas e sem muito sentido.

John Travolta e Robin Williams encabeçam o elenco desta comédia no papel de sócios em uma empresa de marketing esportivo. Quando eles estão prestes a fechar um grande negócio com empresários japoneses, surge Vicki (Kelly Preston) com filhos gêmeos que ela alega ser fruto de uma relação antiga com Dan (o personagem de Robin Williams). É essa a surpresa em dobro à qual o título em português se refere.

A questão, no entanto, não é apenas assumir a paternidade, mas ter que se responsabilizar pelas crianças exatamente no momento que eles vão concluir o acordo empresarial. Nesse ponto, o filme deixa claro as posições distintas entre o personagem de Travolta e de Williams. O primeiro é um quarentão solteirão e mulherengo que está focado nos negócios. O outro é um cinquentão sensível que tende a privilegiar seu relacionamento com a antiga amante e as crianças. Nessa diferença há um potencial mal aproveitado de criar situações cômicas.

Some-se a isso o fato da mãe ser obrigada a deixar as crianças porque ficará presa por ter cometido uma leve contravenção, situação que soa inverossímil levando-se em conta que Vicki e Dan não se viam há sete anos e ele nem sabia da existência das crianças.

Esse tipo de situação forçada, no entanto, dá o tom geral do filme. ''Surpresa em Dobro'' flutua entre a obviedade e o inverossímil sem qualquer mediação e tenta fazer rir por meio de situações que beiram o constrangedor. Nem mesmo os erros de gravação, um dos extras disponíveis na versão para o DVD, fazem rir. Eles apenas demonstram que os astros se divertiram em cena.

O astro de ''Pulp Fiction'' contracenou com sua mulher, Kelly Preston, e a filha, Emily Bleu Travolta. Além disso, esteve nas mãos do diretor Walt Becker, com quem já tinha trabalhado em ''Motoqueiros Selvagens''. Robin Williams não teve melhor sorte. Durante as filmagens, teve problemas de saúde e foi obrigado a passar por uma cirurgia de emergência.

O filme não foi poupado pela crítica e obteve indicações para o Framboesa de Ouro, o ''Oscar dos piores filmes''.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo