UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Aventura,Drama,Fantasia,Romance,Suspense

Watchmen - O Filme (2009)

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação 11/09/2009
Nota 4

Foram necessárias mais de duas décadas para que a adaptação cinematográfica de "Watchmen" conseguisse se tornar realidade. A aclamada história em quadrinhos com roteiro de Alan Moore e arte de Dave Gibbons recebeu diversas versões de roteiro, algumas fiéis à história, outras com liberdades criativas e quase todas consideradas impossíveis de se filmar graças à complexidade e grandiosidade da trama.

A árdua tarefa, porém, foi realizada pelo diretor Zack Snyder, que ganhou a oportunidade justamente pela competência em outra adaptação de HQ, no caso "300". Na transição dos quadrinhos para o filme "Watchmen" consegue preservar boa parte da história, mas perde em força de narrativa.

A fim de mostrar o máximo de eventos e fatos possíveis, Zack Snyder tornou o enredo mais didático. Diálogos são privilegiados, contendo várias explicações sobre personagens e sua motivações e flashbacks surgem em momentos propícios.

Apesar disso tornar a trama mais fácil de entender para quem nunca leu a HQ, perde-se muito da ambiguidade que Alan Moore conferiu a ela. Heróis e vilões são fáceis de se identificar, enquanto na HQ imperava o questionamento moral sobre os atos de cada personagem. Ou seja, no gibi não é claro quem são - ou mesmo se há - mocinhos e bandidos.

Tanta explicação acaba exigindo muito tempo tempo de tela. Ainda que as cerca de 2 horas e quarenta minutos de filme possam ser cansativas, principalmente por conta da grande quantidade de texto, as sequências de ação são caprichadíssimas, com efeitos especiais empolgantes e caracterização fiel à obra original. Tudo devidamente acompanhado de interpretações convincentes, sendo que Jeffrey Dean Morgan se destaca ao apresentar o controverso Comediante com tanto carisma e personalidade quanto na HQ.

Um elemento que brilha no filme é a trilha sonora, pontuada por clássicos de épocas e estilos diversos. Há desde "The Times They Are A-Changin'", de Bob Dylan, a "The Sound of Silence", de Simon and Garfunkel, e "Unforgettable", de Nat King Cole. Todas acompanham tão bem as cenas em que tocam que parece que o próprio Alan Moore havia pensado nelas quando escreveu o roteiro da HQ.

Outro efeito colateral da abordagem mais explicativa de "Watchmen" é a pouca atenção dada a elementos paralelos, como o gibi "Contos do Cargueiro Negro" e o livro fictício "Sob o Capuz", biografia do primeiro Coruja, um dos herois da história. Felizmente, tais falhas são bem resolvidas no disco "Contos do Cargueiro Negro".

O filme ainda conta com um final diferente daquele visto na graphic novel, mas que deve agradar até mesmo alguns fãs mais fervorosos. Apesar de novo, o desfecho possui efeito parecido ao visto na HQ e combina com o estilo didático do filme, não chocando demais. Novamente, deve ajudar um público amplo a acompanhar melhor a história, mas ao custo da força narrativa da trama.

No departamento de extras o DVD traz apenas o documentário "Mecânica: Tecnologias de um Mundo Fantástico", com pouco mais de 16 minutos, no qual um cientista contratado pela equipe de produção do longa-metragem explica do ponto de vista científico alguns elementos do universo de "Watchmen". Divertido e instrutivo, mas pouco considerando que é o único extra.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo