UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Suspense

Kick-Ass - Quebrando Tudo (2010)

Resenha por Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre

Da redação 03/03/2011
Nota 1

O século 21 viu a verdadeira vingança dos nerds. Munidos de seus conhecimentos tecnológicos ou de conhecimentos que podem ser transmitidos tecnologicamente (quadrinhos e filmes de super-heróis, por exemplo), conquistaram redes sociais, a blogosfera, o mundo virtual, enfim, a sociedade deste novo milênio.

''Kick-Ass - Quebrando Tudo'' é um pouco a representação definitiva desse domínio. Dirigido por Matthew Vaughn, dos fracos ''Nem Tudo é o Que Parece'' e ''Stardust - O Mistério da Estrela'', o filme é a típica versão do fracassado social que emerge à popularidade por vias tortuosas.

O adolescente Dave, interpretado por Aaron Johnson, é do tipo que só apanhava dos atléticos e gostosões naquelas comédias colegiais americanas clássicas, filmadas entre 1980 e 1985. Franzino, meio gago quando está próximo das mulheres, e sempre na companhia de outros nerds iguais a ele, encontra uma maneira de ser cool quando pede pelo correio uma roupa de super-herói que mais parece fantasia de carnaval: colorida e infantilizada, algo que não cai bem dentro de suas intenções.

Apesar disso, a ajuda que deu a um jovem que estava sendo espancado vai parar no You Tube, e seus amigos no MySpace começam a se multiplicar depois disso. Ele vira uma coqueluche nacional, com direito a comentários na televisão.

É um interessante comentário sobre a fama instantânea possível em nossos tempos, além de uma exploração das possibilidades de adaptação de uma HQ (''Kick-Ass'' originalmente é uma HQ de sucesso nos EUA).

Os melhores personagens são o ex-policial vivido por Nicolas Cage, que depois de ser condenado por artimanhas de um traficante poderoso passa a treinar no cárcere e a persegui-lo anos de treinamento depois; e sua filha, treinada por ele para ser sua ajudante. São chamados de Big Daddy e Hit Girl.

A melhor sequência é aquela em que uma câmera colocada em um ursinho de pelúcia, graças a um curioso exercício de inverossimilhança cinematográfica, passeia por um galpão em movimentos mirabolantes enquanto Big Daddy aniquila vários capangas do mafioso.

O filme de Vaughn é divertido, cresce numa revisão, mas não é plenamente satisfatório. Perde muito quando fica centrado nos nerds, que são justamente a razão de ser do filme. É um problema da proposta original, já que o personagem do adolescente, seu alter-ego Kick-Ass e os outros adolescentes do filme, do jeito que são construídos (de maneira mais pobre que nas comédias adolescentes dos anos 1980), só podem angariar simpatias de outros adolescentes nerds.

Apesar desses problemas, está acima da média do cinema comercial para adolescentes que tem sido feito nos últimos anos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo