UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Anti-herói Americano (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

É impressionante a vitalidade do cinema norte-americano, que sempre se renova. É o caso deste "Anti-herói Americano", produzido pela HBO, que foi premiado pela crítica em Cannes e indicado ao Oscar de roteiro.

O filme conta a história de Harvey Pekar, um sujeito que inspirou quadrinhos desenhados por Robert Crumb (chamados de "American Splendor" e também de "Our Cancer Year"), mas concebidos por ele. Interpretado muito bem por Paul Giamatti, ele é um "loser", um mal-sucedido e mal humorado empregado de hospital, onde trabalha no arquivo, vindo de dois casamentos infelizes e embarcando num terceiro igualmente difícil (com Hope Davis, que está excelente no papel).

O curioso do filme é que alterna a dramatização dos fatos (por vezes emoldurada por quadrinhos) com a presença e depoimentos dos personagens verdadeiros, fazendo uma ponte entre realidade e ficção que é muito interessante e até original. Certamente é um dos mais curiosos filmes já feitos sobre HQs.

"Anti-herói Americano" fez uma boa carreira para um filme independente (está perto dos US$ 6 milhões arrecadados).

Edição em DVD traz making of (A Caminho do Anti-Herói/Road to Splendor, do Sundance Channel, legendado), trailer e comentários em áudio auxiliar dos diretores, elenco e Harvey Pekar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo