UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Dama por um Dia (1961)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Dama por um Dia

Último filme do grande Frank Capra (1897-1991), que refez um de seus sucessos ("Dama por um Dia/ Lady for a Day", 1933), onde contava a mesma história, mas era prejudicado por uma atriz antipática (May Robson) no papel central.

Capra não se deu bem com o co-produtor Glenn Ford (que exigiu entre outras coisas aumentar o papel de sua namorada Hope Lange e também impôs Bette Davis, sua antiga parceira em outros filmes, mas ela parece mais avó de Ann do que sua mãe). Ficou tão aborrecido que por isso se aposentou.

O fato é que sua fita não tem o mesmo padrão de seus clássicos. Tem uma boa história (inspirada no escritor Damon Runyon, famoso pelos tipos pitorescos de Nova York que descrevia), excelente elenco (ele lança a muito jovem sueca e futura estrela Ann-Margret, que chega até a cantar uma canção mas erra no galã que é um canastrão que depois sumiu). É quase uma fábula bem humorada sobre Apple Annie e sua turma. Mas não é tudo que se podia esperar.

Ainda assim teve indicações ao Oscar para Figurinos (Edith Head), Canção (a imemorável música tema "Pocketful of Miracles", de Cahn e Van Heusen) e Ator Coadjuvante (Peter Falk). Elenco de apoio reúne grandes figuras do passado ou atores característicos, entre eles a ex-estrela do cinema mudo Betty Bronson (mulher do prefeito), Jack Elam, Snub Pollard, Ellen Corby (Waltons).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo