UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Tartufo (1926)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

O expressionista F.W. Murnau (1888-1931) foi um dos maiores gênios do cinema e lembrado pelo virtuosismo técnico e a criatividade de seus filmes, como "Nosferatu", "Fausto" e "A Última Gargalhada". Por isso pode parecer estranho ele ter aceitado dirigir essa adaptação, feita por Carl Mayer, do "Tartufo", considerada a obra-prima de Moliére, que desdobra a peça anticlerical em duas situações, uma contemporânea e outra de época - atenuando os aspectos religiosos e focando mais na hipocrisia, falsidade e exploração, além de sugerir que tais atitudes são atemporais.

Mas tudo no filme revela o gênio de Murnau: o filme dentro do filme, os movimentos de câmera, a atenção ao detalhe, a excelente direção de atores.

Há ainda o ótimo elenco, com destaque para Emil Jannings (O Anjo Azul), Werner Krauss (O Dr. Caligari) e Lil Dagover (também de Caligari e filmes de Fritz Lang), e ainda a fotografia de Karl Freund (que mais tarde trabalharia em Hollywood, fazendo entre outros o "Drácula" com Bela Lugosi). Longe de ser teatro filmado, é um dos grandes filmes do cinema mudo, um clássico. Boa cópia em sépia com acompanhamento musical de piano.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo