UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Pinóquio (1940)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 11/05/2009
Nota 5

Inspirado no livro do italiano Carlo Collodi, conta a história de Gepetto, um senhor que constrói um boneco de madeira. O boneco ganha vida graças a uma fada e foge de casa, sonhando em ser um menino de verdade. O Grilo Falante lhe serve de consciência em suas diversas aventuras, inclusive dentre de uma enorme baleia.

Foi o segundo longa-metragem em desenho animado da Disney e um clássico inesquecível, premiado com o Oscar de melhor canção ("When You Wish Upon a Star", eterno tema da Disney). Ficam visíveis as limitações técnicas da época, mas isso é compensado pela história adorável de Gepetto. Até o Grilo Falante consegue ser simpático, apesar da tarefa ingrata de aconselhar o boneco quando ele foge para o circo e depois para a Ilha dos Prazeres.

Não há criança que não se impressione com o nariz que cresce a cada vez que ele diz uma mentira ou quando, aos poucos, vai se transformando em um burro. Um dos pontos altos do filme é a canção "Give a Little Whistle", apesar de que o filme tem poucas músicas e a famosa canção-tema não tem tanto destaque.

Em 2001 saiu uma edição comemorativa do 60° aniversário, sem nenhum extra e legendas apenas em português. Esta edição é superior: vem em dois DVDs e um CD com a trilha sonora.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo