UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Os Mestres do Baile (1943)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Esta foi a quarta das comédias B da dupla O Gordo e O Magro, Stan Laurel (1890-1965) e Oliver Hardy (1892-1957), realizadas na Fox no final de sua carreira. E também uma das melhores dessa fase. Mesmo que seja por reciclar idéias de outros filmes deles (a seqüência do leilão, as tentativas de Oliver de fazer Stan sofrer um acidente).

Também deve ter ajudado a direção do veterano Malcom (Mal) St. Clair (1897-1952), que já havia trabalhado com Buster Keaton e era muito amigo de Laurel. Longe de ser uma obra-prima, traz os dois em uma série de trapalhadas para arrumar dinheiro a fim de salvar a escola de dança que administram, a mais disparatada fazer uma apólice de seguros que renderá dinheiro caso Stan se acidente (apólice esta, vendida pelo então jovem Robert Mitchum, em uma ponta).

Mas os baixos valores de produção (especialmente visíveis na constrangedora seqüência do ônibus desgovernado) e a óbvia má-forma dos dois infelizmente atrapalha. Outra veterana das comédias clássicas, a eterna vítima dos Irmãos Marx, Margaret Dumont (1882-1965) também aparece rapidamente. Faz parte do box "Coleção O Gordo e O Magro Vol. 1".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo