UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Czarina (1945)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Preminger (1906-86) concluiu esta comédia para a Fox, quando o produtor e diretor Ernst Lubitsch (1892-1947) ficou gravemente doente. É uma adaptação de uma peça húngara de Lajos Biro, já filmada antes em 1924, como "Forbidden Paradise", pelo próprio Lubitsch com Pola Negri. Mas na verdade é uma fita que tem o estilo do mestre da comédia sofisticada (veja o começo que já mostra criados e portas fechadas como ele gostava).

Foi uma das raras aparições como estrela da atriz da Broadway Tallulah, uma figura lendária mas que já parece envelhecida e sem brilho aqui. Na verdade, a dupla direção prejudicou seu ritmo e leveza, assim como não convence o fraco galã Eythe (que foi usado pela Fox porque era época da Guerra e a maior parte dos galãs estava no serviço militar). Mas o diálogo é inteligente, esperto e por vezes divertido, assim como as aparições de notáveis coadjuvantes (Mischa, como o primeiro ministro).

Numa época de censura rigorosa, é curioso como o filme conseguiu ter tantas sugestões eróticas. A capinha não fala em Tallulah ressaltando Anne e Vincent Price, e este aparece no começo e no fim. Uma bela produção ajuda (Preminger afirmava não gostar do filme, talvez justamente por não ser dele). Cópia de ótima qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo