UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

O Fantasma Apaixonado (1947)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Tem gente que pensa que histórias de fantasmas só fizeram sucesso depois de "Ghost". Puro engano, o cinema sempre gostou da fantasia, do romance e houve outros fantasmas memoráveis. Mas talvez o mais adorável tenha sido este, feito em 1947, sob a direção do mesmo realizador de "A Malvada".

A história foi adaptada pelo competente Philip Dunne de um livro de R. A. Dick e fotografada em preto e branco por Charles Lang, um trabalho tão bem feito que lhe valeu um Oscar. É a história de uma viúva, Gene Tierney, a inesquecível estrela de "Laura" e "Amar foi minha Ruína", que vai morar numa casa à beira-mar onde dizem existir o fantasma de um velho capitão do mar. Mas ela recusa ficar com medo e acaba enfrentando-o.

Quem faz o fantasma é o ótimo ator inglês Rex Harrison, em seu segundo trabalho em Hollywood, que você conhece de "My Fair Lady". Evidentemente o casal se apaixona e Hollywood sempre vai encontrar uma maneira de fazer um final feliz. O que funciona no filme, além da dupla central e dos coadjuvantes competentes e tradicionais como George Sanders e Natalie Wood (ainda como atriz infantil), é sua parte técnica.

A trilha musical é do mestre Bernard Hermann, de "Cidadão Kane" e das fitas de Hitchcock, que considerava este seu melhor trabalho. A mesma história chegou a servir para uma série de tevê como "Hope Lange" de 1968, mas nada que se aproxime deste filme delicado, charmoso e encantador, uma pequena jóia do cinema romântico.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo