UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

O Fora da Lei (1947)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

Western romântico de rotina de Wayne na Republic, produzido por ele e dirigido sem especial brilho por seu amigo James Edward Grant (1902-66), diretor bissexto (além desse, só dirigiu mais outro filme) e roteirista de vários outros filmes de Wayne, como "Os Comancheros", "O Álamo", "Hondo" e "McLintock".

Apesar do humor, alguns bons momentos e do bom elenco (que inclui o Fordiano Harry Carey e a já decadente Gail Russell, com que Wayne teve um romance. Vítima do alcoolismo, ela morreria em 1961, com apenas 36 anos), o filme é pobre até pelos padrões do estúdio, lembrando seus filmes B na Monogram, e está longe de ser um dos melhores do astro.

Além do diretor, Wayne usou também outros amigos: Bruce Cabot (1904-72), que se tornaria constante nos filmes do ator, o coordenador de dublês Yakima Canutt e o cinegrafista Archie Stout, que fotografou muitos de seus westerns B.

Chamou-se no Brasil "O Anjo e O Malvado". O filme está em domínio público, o que explica a grande quantidade de cópias ruins como esta em circulação.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo