UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Fuga do Passado (1948)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 08/05/2007
Nota 4

Embora não seja muito conhecido no Brasil, este é reputado como um dos melhores, se não o melhor e mais típico, de todos os filmes noirs. Realizado pela RKO e lançado nos EUA pela Warner, tem todos os ingredientes do gênero: uma trama muito complicada, tão enrolada que se torna até abstrata, uma mulher fatal das mais pérfidas e atraentes, um herói íntegro e leal, além de uma solução ainda mais trágica e triste do que na média do gênero. Sem esquecer a espetacular fotografia em preto e branco de um mestre do estilo, Nicholas Musuraca.

Não faltam suspense, diálogos inteligentes e cínicos, personagens inusitados (o melhor amigo do herói é um garoto surdo-mudo, feito por Dickie Moore). Mas o diferencial do conjunto é simples: é um filme espetacularmente bem dirigido pelo francês Jacques Tourneur (1904-1977); tem Robert Mitchum (1917-1997), sempre um ator subestimado, em um de seus melhores momentos, e foi o ponto alto da carreira de uma atriz que merecia mais, Jane Greer (1924-2001).

A história foi refeita como "Paixões Violentas" ("Against All Odds", 1984) pelo diretor Taylor Hackford, com James Woods, Jeff Bridges e Rachel Ward. O curioso é que no elenco estava também Jane Greer, no papel da mãe da protagonista feminina.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo