UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Cão Danado (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Brilhante policial do começo da carreira do mestre japonês Akira Kurosawa (1910-98), influenciado por Georges Simenon e com elementos de filme noir. A história tem paralelos com o italiano "Ladrões de Bicicleta" ("Ladri di Biciclette", 1948), que Kurosawa admirava tanto que chegou a mencionar ao receber em 1951 o prêmio em Veneza por "Rashomon".

Mas os filmes foram realizados simultaneamente, com uma coincidência de idéias e, ao contrário do que ocorre no filme de Vittorio De Sica, aqui a arma roubada do policial (interpretado com a habitual maestria pelo jovem Toshiro Mifune) tem valor mais simbólico do que prático.

Kurosawa tem a preocupação de mostrar que o policial tem outra arma e que a roubada, cuja busca o obceca, representa a própria honra e identidade do personagem, que passa a sentir culpa pelos crimes cometidos com seu revólver.

Essa obsessão é contrastada com a serenidade e distanciamento do policial veterano, interpretado por outro ator constante de Kurosawa, Takashi Shimura. Como pano de fundo para esta situação o diretor usa o miserável submundo de Tóquio, povoado de figuras mais patéticas que ameaçadoras e que tem mais coisas em comum com o jovem policial do que este imaginava.

E onde a opção pelo bem ou pelo mal pode ser apenas uma questão de acaso ou de azar. O título refere-se tanto ao policial roubado quanto ao criminoso. Ambos, como diz o colega veterano, agem como um cão louco, vendo apenas aquilo que perseguem, ainda que com isso busquem também sua destruição.

Um belo filme, que Kurosawa humildemente desmerecia, dizendo ser muito técnico, sem uma idéia por trás. Mas que na verdade é mais um profundo e repleto de compaixão estudo da natureza humana realizado pelo genial diretor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo