UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Punhos de Campeão (1949)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 5

Clássico dos filmes de boxe e do cinema noir, produzido pela RKO e brilhantemente dirigido pelo grande artesão, então iniciando carreira, Robert Wise (1914-2005).

Com extrema atenção ao detalhe e notável descrição das paixões envolvidas no esporte, Wise fez um impiedoso retrato do mundo das lutas baratas, dos aproveitadores que lucram com o sofrimento de boxeadores cujas vidas giram em torno de hotéis baratos e ginásios sujos e que se apresentam para divertir uma audiência sádica.

Robert Ryan (1909-73) faz com sensibilidade um lutador que, já velho para a atividade aos 35 anos, vai lutar contra um rapaz, sem saber que seu empresário, confiante em sua derrota, havia vendido a luta. Tudo é narrado em tempo real, ou seja, dura na tela o mesmo tempo que na história, com a ação pontuada por relógios, com precisão e excelente fotografia.

Inclusive na longa luta que é uma metáfora para a dignidade e redenção do personagem, que mais tarde inspiraria Martin Scorsese ao realizar "Touro Indomável" ("Raging Bull", 1980).

A fotografia escura e contrastada também é superlativa e valeu a Milton Krasner prêmio em Cannes. Tudo de primeira linha em outro grande filme sobre o que é, provavelmente, o esporte melhor explorado pelo cinema.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo