UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Assim Estava Escrito (1952)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 5

Um dos grandes filmes sobre a indústria do Cinema, rivalizando com "Crepúsculo dos Deuses" de Billy Wilder (tem menos ritmo, menos humor). Não é biografia de ninguém, mas uma mistura de citações e influências (de todo mundo um pouco, incluindo John Barrymore, David Selznick, Val Lewton), que compõem um retrato fascinante do que era Hollywood na época dos estúdios.

Kirk está formidável como o produtor sem escrúpulos, filho de outro produtor falido e que faz de tudo para se impor (mesmo que seja preciso trair amigos e expulsar a mulher que o ama). Kirk e Minnelli se uniram depois para fazer uma espécie de continuação, com "A Cidade dos Desiludidos" ("Two Weeks in another Town", 1962) e por isso esta edição traz o trailer dessa fita.

Premiado com Oscars de Fotografia, Direção de Arte, Atriz Coadjuvante (Gloria, que tem apenas algumas cenas mas está excepcional como a esposa sulista e infiel do escritor), Figurino e Roteiro - também foi indicado como Ator (Kirk), mas não como trilha musical (de David Raskin, que é excepcional).

Foi o melhor momento como atriz de toda a carreira de Lana Turner (seu clímax é a crise de choro no carro desgovernado), ainda no auge da beleza.

Na edição há um documentário de uma hora do canal Turner Classic Movies: "Lana Turner"; "Recordações de uma Filha", onde a sua única filha Cheryl relembra a vida da mãe, com cenas de suas fitas mais importantes, detalhes do famoso escândalo( em que a filha teria matado o amante de Lana para defendê-la), revelando outros (um dos maridos dela, Lex Barker, a teria estuprado e por isso Cheryl teria se tornado lésbica). O documentário está em inglês e tem legendas em espanhol. Traz ainda o trailer de cinema e lista de prêmios.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo