UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Manto Sagrado (1953)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

O mais ilustre da coleção Bíblicos certamente é este "O Manto Sagrado", que teve a honra de ser o primeiro pelo processo Cinemascope da Fox e por isso foi enorme sucesso de bilheteria (também na coleção sua continuação, "Demetrius e os Gladiadores"). Ou seja, no formato de tela larga, que hoje em dia está consagrado como Widescreen.

Baseado em best-seller de Lloyd Douglas, o filme foi um extraordinário sucesso ao contar a história do Manto de Cristo, que ficou sob a guarda de um escravo Victor Mature Richard Burton faz um nobre romano que é mandado para a Judéia e acaba participando da crucificação de Cristo, que por sinal nunca é visto de frente ou de rosto Jean Simmons faz bem sua amada; Michael Rennie é São Pedro mas quem rouba o filme é Jay Robinson, que faz o imperador Calígula, completamente demente (embora digam que historicamente ele não tivesse vivido naquele período).

Premiado com os Oscars de Direção de Arte e Figurino, o filme foi também rodado simultaneamente pelo sistema tradicional. Sua cópia porém tem problemas de nitidez e merecia uma restauração.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo