UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Sindicato de Ladrões (1954)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2001
Nota 4

Premiado com Oscars de melhor filme, roteiro, direção, fotografia, direção de arte, ator (Brando) e atriz coadjuvante (Eva Marie). Foi indicado a música, Coadjuvantes (Lee JCobb, Karl Malden e Rod Steiger).

O dramaturgo Arthur Miller se recusou a continuar participando do roteiro, porque brigou com odiretor Kazan quando este delatou seus ex-colegas de Partido Comunista perante a comissão de Inquérito do Congresso Schulberg. O roteirista também foi um dos que delatou os amigos. Por isso, o filme é considerado uma justificativa da delação e, a principio o próprio Brando não quis fazer o papel (e só aceitou porque Kazan foi seu descobridor e já tinham feito duas fitas juntos). Grace Kelly foi convidada para o papel central, mas preferiu rodar Janela "Indiscreta". Houve problemas na famosa cena do táxi, entre Brando e Steiger (quando ele diz a frase famosa, I Could Be a Contender!/ Eu Poderia ser alguém que Disputaria os Primeiros lugares), porque durante sete takes Brando não colaborou e depois não ficou quando se rodaram os closes de Steiger (durante anos Steiger nunca mais falou com ele).

A maior parte dos personagens foi inspirada em pessoas reais: Brando em Anthony Di Vicenzo, Malden no padre John M Corrigan e Lee J Cobb no gangster Albert Anastasia. Muitos estivadores de verdade trabalharam como figurantes. Foi a estréia de Eva Marie e Balsam, além de ter sido a primeira trilha musical composta para o cinema do maestro Leonard Bernstein (autor de "West Side Story" e "Candide"). Por mais que se admire o diretor Kazan, não há como negar que aqui ele faz uma justificativa ou apologia da Delação, o que é, no mínimo, discutível. Sua inegável importância é mais devido ao fato de que ele teve grande influência no estilo de representar de toda uma geração, influenciada pelo chamado o "Método" de representação do Actor´s Studio. Foi um filme pesquisado, baseado numa série de reportagens e o autor fez um roteiro exemplar, ficando num meio termo entre documentário e romance.

É um filme de denúncia onde certas cenas são admiráveis, assim como a fotografia de Kauffman (irmão de Dziga Vertov), em especial na fuga noturna. Edição especial, igual a americana, inclui comentários em áudio auxiliar do crítico de cinema Richard Schickel e do historiador de cinema Jeff Young (autor de biografia de Kazan). Contém Making Of (Contender - Masteringthe Method), galeria de fotos, entrevista com o diretor, trailers de cinemae biofilmografias.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo