UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Vidas Amargas (1954)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 14/06/2005
Nota 5

O roteiro de Paul Osborn para "Vidas Amargas" só utiliza a segunda parte do livro "A Leste do Éden", de John Steinbeck, que se baseia na história de Caim e Abel, os filhos de Adão e Eva.

O filme se passa na época da Primeira Guerra Mundial, na região de Salinas, na Califórnia. Centra-se aqui na figura de Cal, filho rejeitado de Adam Trask, porque seu passado esconde um segredo, que seria a história de sua mãe. Por isso, o pai prefere o filho Aron (Richard Davalos, que não se destaca nesse papel, para o qual concorreu Paul Newman).

O filme ganhou o Oscar de atriz coadjuvante, Jo Van Fleet, uma atriz estreante que tinha 40 anos e interpretava um tipo mais velho. "Vidas Amargas" foi indicado ao Oscar de diretor, roteiro e ator, este para James Dean, na primeira vez que a Academia indicou um ator já morto; ele seria indicado novamente por "Assim Caminha a Humanidade".

O filme foi rodado com grande sensibilidade e excelente utilização do "widescreen", coisa rara na época. Julie Harris, que faz o elo romântico entre os dois irmãos, era uma das atrizes mais premiadas e prestigiadas da Broadway.

Steinbeck, que era amigo de Kazan (para quem escreveu o roteiro de "Viva Zapata"), aprovou o filme e a atuação de Dean. Porém estranha-se os exageros da interpretação do ator; ainda que carismático, ele fica por vezes ridículo na tentativa de parecer natural.

Edição em DVD tem como extras no disco 2: "Eternamente James Dean", documentário biográfico em película com fotos, poucos clipes e depoimentos de William Bast, Bob Roth, do produtor Fran Worth, Jack Grinnage, Steffi Sidney, Julie Harris (o documentário, de 1988, é dirigido por Ara Chekmayan e narrado por Bob Gunton); "Vidas Amargas: Arte Buscando a Vida/Art in Seach of Life" (making of retrospectivo com depoimentos de John Steinbeck e seu filho), "Estréia em Nova York em 9 de Março de 55" (transmissão ao vivo pela TV), testes de guarda-roupa (sem som), testes para o cinema (com Dean e Davalos), cenas eliminadas (sem som), trailer.

No disco 1, o filme é comentado, sem legendas, pelo crítico da "Time" Richard Schikel.

Versão restaurada digitalmente, esse filme é indispensável em sua coleção.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 5

Versão restaurada digitalmente. O roteiro de Paul Osborn só utiliza uma segunda parte do livro famoso de John Steinbeck, "A Leste do Éden" (que usa como base a história de Caim e Abel, os filhos de Adão e Eva).

Passa-se na época da Primeira Guerra Mundial, na Região de Salinas, na Califórnia. Centra-se aqui na figura de Cal, filho rejeitado de Adam Trask, porque seu passado esconde um segredo, que seria a história de sua mãe. Por isso, ele prefere o filho Aron (Davalos, que não fez grande carreira em papel para o qual foi rejeitado Paul Newman).

O filme foi rodado com grande sensibilidade, excelente utilização do Widescreen (coisa rara na época). Julie Harris, que faz o interesse romântico entre os dois irmãos, era uma das atrizes mais premiadas e prestigiadas da Broadway.

O filme ganhou o Oscar de Coadjuvante para Jo Van Fleet, uma atriz estreante que tinha apenas 40 anos (e fazia um tipo mais velha). E teve indicações para Ator (Dean, já póstuma, aliás foi a primeira vez que a Academia deu uma indicação póstuma para um ator, outra mais se seguiria consecutivamente para Dean por "Giant" mas não por "Juventude"), Diretor e Roteiro.

Steinbeck, que era amigo de Kazan (para quem escreveu o roteiro de "Viva Zapata"), aprovava o filme e Dean. Revendo-o porém, estranha-se os exageros da interpretação do ator. Ainda que carismática, ele fica por vezes ridículo na tentativa de parecer natural.

Indispensável em sua DVDteca. Faz parte da "Coleção James Dean" (junto com "Juventude Transviada" e "Assim Caminha a Humanidade". Ambos já haviam sido lançados separadamente, mas só a de Juventude é diferente da anterior).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo