UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Guerra

Os que Sabem Morrer (1957)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Um lançamento inesperado de uma distribuidora especializada em filmes clássicos e obscuros, ainda que de origem duvidosa. Mas qualquer um que traga filmes interessantes e raros como este merece o nosso apreço.

Feito em preto e branco, e hoje esquecido, este filme foi saudado na época como um dos melhores do ano e dois mais corajosos e bem feitos contra a guerra. Com roteiro de Philip Yordan baseado em livro "Day without End" de Van van Praaga, passa-se na Coréia em 1950, quando um pelotão de infantaria fica isolado do quartel general e tenta ocupar uma coluna onde está o inimigo. É todo centrado no drama dos soldados que esperam a morte quase certa. Robert Ryan faz o tenente que comanda o grupo enquanto Aldo Ray encontra o personagem perfeito para ele, é o sargento mandão e esperto, que tenta proteger seu amigo coronel que está em estado de choque.

Osmelhores momentos do filme são de detalhes. O suspense criado quando os coreanos vem atacando no meio do mato, disfarçados. Matando em silêncio. Ou a presença de Vic Morrow, futuro astro da serie de tevê "Combate" e que revela muita semelhança com sua filha Jennifer Jason Leigh (Vic morreria nos anos 80 num acidente de filmagem, justamente numa fita de guerra).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo