UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

À Sombra de Um Gigante (1966)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

Aventura de guerra com certo realismo e alguma autenticidade, parcialmente filmada nos próprios locais e com muitos diálogos em hebraico, danças típicas etc.

O diretor Shavelson, que normalmente fazia comédias para Danny Kaye, teve tantos problemas que escreveu um livro chamado "Como Fazer um Filme Judeu". Mas falhou ao caracterizar o oficial americano como um super-homem que praticamente resolve sozinho os problemas de Israel, em contraste com os líderes israelenses, todos indecisos e hesitantes.

Para contrabalançar o roteiro, cria um conflito familiar mal-desenvolvido e gratuito. Kirk era mesmo de origem judaica e se interessou pelo projeto, co- produzido por Wayne, que faz com humor papel secundário, do general que tem dificuldades para controlar o oficial feito por Kirk. Os amigos também deram uma força: Yul Brynner e Sinatra, como um piloto, não mais que uma ponta. Além de obviamente sionista o filme é fraco, até mesmo dentro do que se propõe. A co-estrela Senta Berger, que faz a ativista israelense, na verdade era austríaca e casada com o diretor Michael Verhoeven.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo