UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

A Opinião Pública (1967)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 4

Reunião na "Coleção Arnaldo Jabor" de dois documentários até agora inéditos em DVD: o curta "O Circo" (1966) e este longa, que foram os primeiros trabalhos da carreira do diretor (Jabor tinha 23 anos).

"O Circo" é um retrato poético e melancólico de cirquinhos de subúrbios e suas dificuldades para sobreviver, com depoimentos dos artistas, outros que trabalham em praça pública ou estão no Retiro dos Artistas, além da lembrança do incêndio com vítimas de um circo em Niterói.

Tem montagem de Carlos Diegues, Antonio Carlos Fontoura de assistente, Eduardo Escorel assinando a sincronização, Affonso Beato de fotógrafo (também estreando). Jabor faz ainda a pequena narração.

Segundo ele conta, originalmente ia fazer um filme no Nordeste, mas veio o Golpe de 1964 e o risco de ser preso. E que graças ao equipamento moderno, não se tinha mostrado antes o mundo real com gente de verdade falando. Muito premiado e aqui restaurado.

Já o longa é precursor dos documentários de Eduardo Coutinho, que hoje fazem sucesso, em particular "Edifício Master". Ou seja, através de entrevistas com anônimos, ou seja cinema-verdade, com som direto (coisa rara na época antes do vídeo tape), se faz um retrato do que pensam as pessoas comuns, fazendo uma espécie de poesia de área de serviço.

Revelando a classe média de uma forma que ninguém falava, com muita força e emoção, num gênero até então pouco conhecido e explorado. Vale conhecer.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo