UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Vermelhos e Brancos (1967)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 05/08/2008
Nota 1

Diretor mais famoso da Hungria em seu tempo, Miklos Jancso é praticamente desconhecido no Brasil. Só agora é lançado este filme premiado que, praticamente, lançou sua carreira em festivais.

Ele criou um estilo próprio com planos gerais longos que formam verdadeiros "tableaux" vivos. Ainda impressiona sua maestria em dirigir enormes 'travellings', com a câmera se insinuando suave enquanto sucedem coisas tanto em primeiro plano quanto no background.

Apesar disso, este trabalho resulta um pouco confuso já que custa identificar quem são os mocinhos ou os bandidos. E os bonzinhos acabam sendo os bolcheviques, os soviéticos - o que valeu ao filme a acusação de ser propaganda comunista.

Não é um filme de guerra tradicional, não tem um herói, mas vai ilustrando a perseguição, as mortes e mal chega a ter um protagonista, que poderia ser representado por uma enfermeira que protege um prisioneiro.

Não chega a ser uma condenação da guerra. Pelo contrário, chega a louvá-la, num filme patriótico ao som da Marselhesa. Mas vale pelo estilo narrativo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo