UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Romance

O Decameron (1971)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Mais que cineasta, Pasolini foi um intelectual, um artista, que teve considerável influência não apenas na época em que viveu, mas até hoje. Sua morte trágica, assassinado por um garoto de programa, provoca até hoje polêmicas e conseqüências político-sociais. Mesmo porque ele sempre foi, antes de tudo, mais que um poeta, um provocador. Era um protagonista de todos os acontecimentos de seu conturbado país e momento, quebrando preconceitos, fazendo inimigos, unindo opostos como o Comunismo e a Igreja Católica e o Homossexualismo.


O que se pode dizer de melhor é que a obra de Pasolini é uma transgressão permanente e sua influência não acabou. Nascido em 1922, formado em Letras aos 20 anos, publicou primeiro um livro de poemas, passando a colaborar em vários roteiros como em "Noites de Cabíria", e principalmente com Mauro Bolognini em "A Longa Noite de Loucuras", "Um Dia de Enlouquecer", "O Belo Antônio". Em 1961, estreou na direção com Accatone, criando uma estranha mistura de esquerdismo marxista com cristianismo, que culminou com sua versão de "O Evangelho Segundo São Mateus", interpretado por camponeses.


Mas aos poucos Pasolini foi caminhando para mise-en-scènes mais elaboradas, com requintes de cenografia, locações exóticas e curiosidades. Sua posição política foi suavizada em troca de versões de clássicos eróticos da literatura mundial nas chamada Trilogia da Vida. Esta foi a primeira delas, sua versão da obra literária "Il Decamerone", de Bocaccio, numa versão livre, ousada, com muito humor e muita nudez.

Pasolini mistura atores amadores com aparições dele como o pintor Giotto e de Silvana Mangano como a Virgem. Além da habitual aparição do afilhado Ninetto Davoli.

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, O Decameron de Pasolini fez grande sucesso em todo o mundo e provocou muitas imitações. Foi, por muitos anos, proibido no Brasil pela censura.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo