UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

São Bernardo (1972)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 09/12/2008
Nota 4

Terceiro volume das obras restauradas de Leon Hirszman. A atração é a adaptação feita da obra de Gracialiano Ramos, rodada alguns anos antes do lançamento (a produtora dele faliu e isso atrasou tudo).

É um filme seco, distanciado, lento, delicado, um grande momento de Othon Bastos no papel título, com destaque para a trilha musical minimalista e eficiente de Caetano e uma seqüência final inesquecível, que segue o tempo de uma vela que vai se apagando, com elogios especiais para a fotografia de Lauro Escorel.

Ganhou um prêmio da mostra paralela em Berlim (Fórum), prêmios de ator e fotografia em Gramado, seis prêmios da APCA (incluindo os figurinos de Luis Carlos Ripper). O DVD é uma excelente edição, bem produzida, que traz um ótimo folheto com textos sobre o diretor, letras de canção etc.

Inclui ainda dois curtas. Um deles é "Maioria Absoluta", rodado em 1963 e montado no ano seguinte. O curta questiona o problema do analfabetismo, que seria essa maioria, entrevistando pessoas e denunciando a desigualdade social.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo