UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Toque de Mestre (1973)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Chamou-se aqui nos cinemas "Um Homem A Respeitar" essa aventura policial, co-produção entre Itália e Alemanha, não especialmente brilhante mas curiosa por trazer Kirk Douglas ao lado da brasileira (do Ceará) Florinda Bolkan, então em plena carreira de sucesso na Europa.

É essencialmente um filme de roubo, com todos os clichês surrados pelo uso em inúmeros similares americanos (o veterano que volta para o último golpe, o planejamento meticuloso, o alarme eletrônico que tem que ser driblado). Realizado direitinho, com interessantes locações na Alemanha, boa equipe (fotografia de Tonino Delli Colli, música de Ennio Morricone), reviravolta final bem bolada e uma caprichada (e totalmente insana) perseguição de carros. E com Douglas empenhado e carismático como sempre. Ou seja, não vai decepcionar os aficionados do gênero.

O diretor Lupo (1932-89) teve carreira medíocre, iniciada com filmes de Hércules e Maciste, repletos de halterofilistas e que se encerrou com uma seqüência de comédias lamentáveis estreladas por Bud Spencer.

Esta foi, portanto, sua obra-prima, que chegou a ser indicada ao Globo de Ouro. Cópia razoável, em widescreen (mas não no formato Cinemascope original, cortando parte das laterais).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo