UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Prelúdio Para Matar (1975)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

O diretor italiano Dario Argento, célebre por seus filmes de horror sobrenatural, estilizados e delirantes, começou sua carreira fazendo uma seqüência de thrillers policiais, mais calcados no suspense do que no terror.

Este foi seu último e melhor filme no gênero (realizado imediatamente antes de sua obra-prima "Suspiria"), utilizando todos os elementos que lhe eram caros: assassinos com luvas pretas, facas ensangüentadas, mortes detalhadas com um toque de sadismo, imagens inesperadas e oníricas, a trilha musical de rock progressivo do grupo Goblin (que inclui um brasileiro de São Paulo, Claudio Simonetti).

Tudo a serviço do imaginativo roteiro do próprio Argento (com Bernardino Zapponi), em que um pianista inglês (Hemmings) na Itália, após casualmente testemunhar um crime, inicia por conta própria uma obsessiva investigação, envolvendo-se em uma bizarra sucessão de eventos, cujas aparentemente gratuitas digressões se explicam no climático final. Boa diversão.

Daria Nicolodi, que faz a repórter que ajuda o protagonista, era companheira do diretor na época (e é a mãe da filha dele, a atriz e diretora Asia Argento). Destaque também (em seu último filme) para Clara Calamai (1915-98), de "Obsessão", de Visconti, como a mãe de Carlo.

A cópia excelente traz a versão em língua inglesa completa do filme, que circula também em edições censuradas e mais curtas, mas com as partes restauradas com o áudio original em italiano, parcialmente sem legendas em português. Chatinho para quem não domina a língua, mas não chega a atrapalhar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo