UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Maior de Todos (1977)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Em 2001, foi feita uma nova biografia de Muhammad Ali, chamada "Ali", dirigida por Michael Mann e estrelada por Will Smith (que pelo papel foi merecidamente indicado ao Oscar). Fracassou porque era mal alinhavada e desnecessária, porque os fatos principais já estavam narrados aqui e interpretados com naturalidade e segurança pelo próprio Ali.

É curioso como resistiu bem ao tempo, seu estilo de ser (nada arrogante, até suave, apesar de ser um rebelde exibicionista). A perspectiva da História mostrou que ele tinha razão e suas posições eram lógicas e sensatas, abrindo caminho para o respeito ao negro. O fato de ser ele interpretando a si mesmo permite também que sejam utilizadas cenas documentais das principais lutas dele (conclui quando Ali recupera o título).

O visual dos anos 70 não chega aatrapalhar tanto (nem o fato do diretor Tom Gries ter falecido em meio à produção e ter sido substituído por Monte Hellman que o completou). Há participações especiais de atores conhecidos (Duvall, James Earl Jones) e uma canção que ficou famosa de George Benson, "The Greatest Love of All".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo