UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

O Céu pode Esperar (1978)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Indicado para nove Oscars (Ator e Atriz Coadjuvante, Fotografia, Ator, Direção, Trilha Musical, Filme, Roteiro Adaptado), num ano muito fraco. Levou o de Direção de Arte. É uma refilmagem de "Que Espere o Céu/ Here Comes Mr. Jordan", de 1941, dirigido por Alexander Hall, que já tinha ganho o Oscar de Roteiro.

Beatty e sua parceira Elaine May mudaram o esporte do protagonista de boxe para futebol americano, acrescentando temas como poluição e usinas nucleares. O essencial foi conservado.

É uma fantasia simpática, mas o original era melhor. As sucessivas mudanças de corpo fornecem os melhores momentos do filme. Através de um truque - o espectador continua vendo sempre o herói Beatty, enquanto os personagens pensam ser o antigo ocupante do corpo.

Além desse lado espírita, o filme tem uma love story. Beatty se apaixona por uma inglesa (Julie, sua amante na época), que por amá-lo, é a única capaz de reconhecê-lo. O trabalho de direção é fraco e Mr. Jordan perdeu a importância do original (onde era feito por Claude Rains). Uma diversão simpática e superestimada e que foi refeita em 2001 (só que bem inferior) com o mesmo título em português ("Down to Earth", em inglês), com Chris Rock.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo