UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Vestida para Matar (1980)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Este foi outro sucesso do diretor De Palma, depois de "Carrie, A Estranha". Novamente fazendo uma homenagem ao mestre Hitchcock, basicamente uma paráfrase à "Psicose". Logo no início, Angie está tomando um banho de chuveiro quando é atacada. Mas, tudo não passa de um devaneio erótico. A heroína vai depois para uma sessão com o psiquiatra que a aconselha a experimentar uma relação fora do casamento. Isso irá acontecer no museu, numa seqüência excelente feita com travellings e câmera subjetiva, numa citação de "Um Corpo que Cai". Aliás, a trilha musical de Pino Donaggio é feita também para lembrar esse filme.

Logo depois, Angie é assassinada a navalhadas no elevador por uma mulher. Quem encontra o corpo é uma cowgirl, que é vista com a navalha na mão e precisa fugir para descobrir o culpado (outra situação tipicamente hitchcockiana).

Com algumas cenas de sexo ousadas até hoje e um final surpreendente, o filme é um notável exercício de estilo, no qual De Palma chega ao cúmulo de copiar a si mesmo (em "Carrie").

Keith Gordon, que faz o filho brilhante da heroína, depois virou competente diretor. Nancy, que faz a prostituta, era casada na época com De Palma. A capinha anuncia ser uma Edição Especial, mas não é.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo