UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Retratos da Vida (1981)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Foi grande sucesso, inclusive no Brasil, este filme de Lelouch ("Um Homem, uma Mulher"), unindo várias sagas familiares, através da música "Bolero", de Ravel.

Ele levou quase um ano de filmagem, para contar a vida de quatro famílias, em quatro países diferentes, num período de 50 anos de história. A maior parte dos atores fazem papel duplo, e muitos personagens aparecem e desaparecem sem explicação, mesmo nesta versão de 168 minutos (há outras maiores - foi transformado em minissérie para tevê em 1983, com cinco episódios de 52 minutos).

De qualquer forma, o filme tem um elenco espetacular, até com pontinha da novata Sharon Stone, tem todos os ganchos de telenovela e uma trilha musical composta por Michel Legrand e Francis Lai. É o próprio Lelouch que opera a câmera, o que permite grandes movimentos e lances narrativos. O filme começa e termina com o bailarino Jorge Donn dançando no Trocadero de Paris. É um estilo particular, que pode ou não agradar. Ganhou um prêmio técnico no Festival de Cannes pela qualidade do Som. Cópia de boa qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo