UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Danton - O Processo da Revolução (1983)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 15/08/2006
Nota 1

Vencedor do César de melhor diretor, o Bafta de filme estrangeiro, o Prix Louis Delluc entre outros, "Danton" foi o primeiro filme do diretor polonês Andrzej Wajda com a produtora francesa Gaumont. Em 1983, acontecia na Polônia, então sob o domínio soviético, o movimento Solidariedade (comandado por operários e católicos) do qual Wajda era uma figura proeminente.

Ou seja, ao retratar o período importante e polêmico da história da França, o roteiro faz paralelos com a situação da Polônia, mostrando como a Revolução Francesa havia se transformado numa carnificina, matando qualquer um por qualquer pretexto na famigerada guilhotina.

Não parece os similares dramas históricos americanos, que são superficiais e movimentados. Este é um filme de debates, discussões, com retratos aprofundados dos dois líderes rivais, Robespierre (feito pelo polonês Pszoniak Wojciech) e Danton (Gérard Depardieu); um com o apoio do povo, o outro, a força do governo.

Naturalmente o filme pede um espectador muito bem informado para se interessar pelo ritmo lento, o clima de telefilme cultural e entender as sutilezas. Ainda assim, o filme, em boa cópia, é equilibrado, sóbrio e lúcido. Mas cinematograficamente Wajda fez melhores.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo