UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Gatinhas e Gatões (1984)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 27/09/2005
Nota 1

O diretor John Hughes, 55, já foi chamado de o Steven Spilberg das comédias sobre jovens. É o único diretor do gênero que foi respeitado pela crítica e teve sucesso popular nos EUA. Seus filmes hoje são vistos com simpatia e cultuados por todos aqueles que eram adolescentes nos anos 80.

Hughes descobriu a atriz Molly Ringwald e a transformou em estrela em "Gatinhas e Gatões" e, depois, numa série de filmes de sucesso. A maior qualidade do diretor é o dom para o diálogo realista e natural, retratando com perfeição o teen americano daquela época.

O diretor havia feito roteiros antes de estrear com "Gatinhas e Gatões", tido por muitos como filme de cabeceira, que repetem frases e reciclam a trilha musical. O filme também foi dos primeiros trabalhos dos irmãos Joan e John Cusack.

Na época, o longa tinha piadas consideradas vulgares e, por isso, chegou a ser classificado como "R" (restricted, para maiores de 18 anos), pela censura americana. Mas trata-se de um filme bastante sensível e teve enorme influência em outras produções do gênero.

O diretor Hughes depois escreveu e produziu com sucesso uma série de filmes infantis como os três "Esqueceram de Mim" (1990-97), "Dennis, O Pimentinha" (1993), "Ninguém Segura Esse Bebê" (1994), "101 Dálmatas" (1996) e "Flubber" (1997), quando se aposentou prematuramente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo