UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Missão (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Depois de ter se revelado com uma fita com o massacre no Cambodja ("Os Gritos do Silêncio"), o diretor Joffé conta outro massacre, o de milhões de índios Guaranis, pelos colonizadores portugueses no século 18, depois que Portugal e Espanha conseguiram acabar com as Missões dos Jesuítas.

Rodado principalmente na Colômbia, Argentina e nas Cataratas do Iguaçu. Cabe ao Cardeal a ingrata missão de situar historicamente os fatos. Como heróis, criaram-se duas figuras fictícias: um jesuíta bem intencionado (Irons) que vai criar uma Missão no meio da Selva; e um mercenário (De Niro)que trabalha para os espanhóis capturando índios, que mata o irmão e se arrepende. Querendo penitência, acaba se tornando jesuíta e bom missionário.

Só que quando chega a ordem de acabar com a Missão, os amigos se dividem Irons é a favor da não violência, De Niro prefere uma resistência armada. Esta fita ambiciosa, procura captar as sutilezas e meandros desse escândalo histórico e muito mal conhecido. Se não vai até o fim de todas as propostas, chega perto.

Ganhou o Oscar de Fotografia e a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A Trilha Musical de Ennio Morricone se tornou clássica. A cópia deixa a desejar.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo