UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Fievel, Um Conto Americano (1986)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Não há dúvida da influência de Spielberg neste desenho animado. O nome do personagem Fievel é o nome do avô dele que também era russo. Extremamente patriótico, o filme funciona bem até a metade, mas depois não sabe que caminho tomar.

Copia personagens de Oliver Twist, perde algumas sugestões sinistras (como a barata que faz companhia ao vilão) e se enrola numa trama semi-politizada. Apesar das restrições, não há dúvida que o trabalho de Bluth é superior ao que os estúdios Disney faziam na mesma época.

Usa cores fortes, misturando algumas técnicas com a tradição mais respeitável do gênero: movimentos suaves e detalhados, imagens ricas em cenários com backgrounds bem estabelecidos. Graças a boa produção de Spielberg e Bluth, em retrospecto este foi dos melhores desenhos não feitos pela Disney.

Deu origem a três continuações progressivamente inferiores, além de uma série de tevê. Teve indicação ao Oscar de Melhor Canção, "Somewhere Out There", interpretada por Linda Ronstadt e James Ingram, e tocada nas rádios até hoje.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo