UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Aventura

Jorge, Um Brasileiro (1988)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Aventura dramática dirigida pelo mineiro Paulo Thiago e baseada em livro de sucesso de Oswaldo França Júnior. Narra a odisséia de um caminhoneiro (boa composição de Carlos Alberto Riccelli, sempre um ator subestimado) que, a pedido do patrão que ele ingenuamente considera como amigo, arrisca a vida conduzindo um comboio de cinco caminhões com uma carga destinada à refinaria do governo. E que, no processo, questiona a vida que tem levado à sombra do rico empresário.

Tem uma primeira parte extremamente irregular, muito atrapalhada pela presença do americano Dean Stockwell (o ex-ator infantil de "Marujos do Amor", com Gene Kelly e Sinatra, e muito lembrado por "Paris, Texas", de Wim Wenders), cuja presença é justificada pelo filme ter tido uma versão internacional falada em inglês.

Stockwell parece meio perdido no papel do patrão, e ainda é dublado em português (por Odilon Wagner) de uma forma ostensiva, que torna suas cenas artificiais e falsas (apesar de Thiago, na entrevista que vem nos extras, avaliar de forma otimista que isso mal se percebe).

Mas a partir do início da viagem em busca da carga, o filme ganha fôlego e vida, com Riccelli entrando em conflito com seus colegas, se apaixonando por uma garota (Denise Dummont, em sua última aparição no cinema brasileiro antes de ir para os EUA), e aos poucos entendendo o modo como é manipulado pelo pretenso amigo, explorado e usado para gerar lucro.

A crítica social nunca é panfletária ou chata, o elenco de coadjuvantes é muito bom e a produção (quase toda em locação) é cuidada. A trilha musical de Túlio Mourão inclui uma canção cantada por Milton Nascimento.

Glória Pires, então já famosa pelas novelas da TV, tem o nome em segundo lugar nos créditos, mas na verdade faz o papel pequeno e sem oportunidades da namorada.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo