UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

A Chave do Enigma (1990)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 3

Decepcionante continuação do clássico "Chinatown" (1974), de Polanski, que durante anos foi planejada e finalmente realizada pelo astro Nicholson (em seu terceiro e último filme como diretor). Mas errou a mão.

O roteiro de Robert Towne, o mesmo do original, é por demais confuso eenrolado, quase impossível de acompanhar na mistura de nomes e fatos. Quem não viu o primeiro terá dificuldade de entender bem as reviravoltas da trama.

Parece que Jake Gittes nunca esqueceu o amor de Evelyn (Faye Dunawayque morreu no fim da outra fita). O outro Jake mata o amante da esposa (quetambém era seu sócio) e começa a suspeita de armação, com a polícia pedindo para entregar uma gravação e a suspeita de que o caso envolva também a filha de Evelyn.

Não é difícil descobrir sua identidade (a cena final é dispensável mas o filme teve várias seqüências refeitas, p ode ter sido imposta). Mesmo o elenco está irregular numa fita irregular, difícil de seguir e que foi fracasso. Destaque para a bela fotografia e direção de arte, que conseguem passar um clima de época.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo