UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Os Bons Companheiros - Edição Especial (1990)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 5

O melhor filme de gangster, fora a trilogia do "Poderoso Chefão" e "Era Uma Vez na América", de Sergio Leone (por coincidência, De Niro está nos três). Esta edição especial, em dois DVDs, confirma seu status de clássico moderno.

Os admiradores do diretor Scorsese concordam que este foi seu último grande filme, talvez por abordar um tema que lhe é mais próximo, a vida dos ítalo-americanos nova-iorquinos sempre convivendo com os pequenos mafiosos.

Podendo utilizar seus recursos narrativos (como os longos "travellings") e seus atores favoritos, Scorsese deu a Pesci um papel marcante e desagradável, que lhe valeu o Oscar de Coadjuvante (a seqüência da briga no restaurante é realmente fantástica). Foi indicado também como Melhor Filme, Diretor, Roteiro, Coadjuvante (o blefe Lorraine que depois fez sucesso em outra fita mafiosa, a série "A Família Soprano"), mas preferiram dar o prêmio para Kevin Costner por "Dança com Lobos".

Este é um bom companheiro realmente para o "Box Coleção Scorsese", da Warner. Esta edição especial faz finalmente justiça. Com roteiro autobiográfico de Nicolas Pillegi, popularizou o termo "goodfellas" para os pequenos gangsteres, aqueles que prestam serviços para as grandes quadrilhas, mas mantém uma vida quase pequeno-burguesa.

O herói Henry Hill (Ray Liotta) sonha sem ser gangster desde criança. O problema é quando ele vê os dois melhores amigos subirem na hierarquia da quadrilha (mob), um deles é o ator favorito do diretor, De Niro. Repleto de muita violência, é um filme que cresce a cada revisão.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo