UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Aladdin (1992)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 19/10/2004
Nota 5

O desenho animado "Aladdin", que sai em edição especial em dois DVDs, foi realizado na melhor fase dos estúdios Disney nos anos 90 (quando estava sobre a supervisão de Jeffrey Katzenberg), logo depois de "A Pequena Sereia" e "A Bela e a Fera". "Aladdin" foi um novo êxito para o estúdio e ganhou os Oscar de canção ("A Whole New World", que concorria com outra do mesmo filme) e trilha sonora, de Alan Menken. Foi ainda indicado para o Oscar de efeitos sonoros e som.

Talvez não seja uma obra-prima como as anteriores da Disney, mas chega perto. Seu grande trunfo é Robin Williams, que dubla o Gênio da Lâmpada, todo multifacetado, com imitações e citações, dando um verdadeiro show e uma grande dinâmica ao filme (já que a dupla romântica é meio sem graça).

Williams até ganhou o Globo de Ouro especial pelo papel, porque não podia concorrer como ator, já que era apenas voz. Mas o ator nunca perdoou a Disney por ter lhe pagado pouco pelo papel, e a coisa foi tão feia que ele não participa deste DVD, aliás nem é mencionado. O que é esquisito, porque sem ele o filme não teria tido o mesmo êxito; foi o papel certo para o ator certo.

O filme teve duas continuações para homevideo, "O Retorno de Jafar" (1994) e "Aladdin e os 40 Ladrões" (1996), além de uma série de TV.

O disco 1 traz trailers, músicas inéditas )"Proud of Your Boy", "You Can Count on Me", "Humiliate the Boy", "Why Me"), cenas inéditas, clipes de "Proud of Your Boy" em três versões - novo, versão original e making of-, o clipe original de "A Whole New World" e a nova versão com Jessica Simpson e Nick Lachey. Há também comentários em áudio dos cineastas e animadores, além de fatos engraçados que vão aparecendo na tela durante o filme. Um dado importante revelado aqui é que o filme já tinha sido concebido quando Katzenberg rejeitou tudo e mandou a fita ser totalmente refeita, aumentando a idade do herói, dentre outras coisas.

No disco 2, o crítico e especialista em Disney Leonard Maltin apresenta o making of do filme num cinema da Disneylândia, que você pode ver em três formas: sem interrupção, capítulo a capítulo ou escolher apenas o capítulo que desejar.

O making of fala sobre "Os Produtores", "As Músicas", "Os Animadores", "Os Dubladores" e ainda "Alan Menken: O Musical" (entrevista com o compositor falando de seus parceiros Howard Ashman e Tim Rice), "A Arte de Aladdin" (crítica da arte com comentários dos cineastas e galeria de fotos).

Há também trailers originais e de suas continuações, pôsteres de cinema, conceitos inéditos e parques temáticos -fotos do show de Aladdin que existe na Disneyland Califórnia, Tóquio, Paris e Walt Disney World). E jogos e tours virtuais com o Gênio, tudo legendado ou dublado em português.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo