UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Perigo para a Sociedade (1993)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Dirigido pelos gêmeos Albert e Allen Hughes quando tinham apenas 21 anos, este filme foi produzido pela New Line Cinema por US$3 milhões e rendeu quase dez vezes mais nas bilheterias americanas, sem contar o sucesso de crítica, que lhe garantiu, inclusive, um MTV Movie Award de Melhor Filme em 1994. A fita narra a vida de Caine, um jovem negro órfão (o pai era traficante e a mãe viciada em heroína) que mora com os avós, bom aluno e que vende drogas na vizinhança.

O ambiente é hostil, onde a violência é uma coisa corriqueira, não choca, e quase ninguém tem grandes expectativas na vida, nem mesmo sobreviver, e é nesse universo caótico (e totalmente real) que Caine encontra algumas poucas figuras que tentam mudar sua maneira de ver o futuro. É um filme de impacto que parece cada dia mais atual, mostrando como a sociedade já está tão decadente que trata violência e pobreza como algo comum, fatores simplesmente inevitáveis na vida de todos os indivíduos, mesmo para aqueles que tentam fugir delas. Além disso, o filme tem a vantagem de nunca cair no sentimentalismo e nem tenta justificar as atitudes dos personagens, em um ótimo roteiro escrito pelos próprios diretores e Tyger Williams, um amigo de infância deles.

O elenco também é muito bom, misturando atores que na época estavam começando (como o protagonista Tyrin Turner e Jada Pinkett, que mais tarde se casou com Will Smith e passou a assinar Jada Pinkett-Smith) com veteranos como Charles Dutton, Samuel L Jackson e Bill Duke (estes em pequenos papéis). É sem dúvida o maior representante do gênero, ao lado de "Boyz N' The Hood" - "Os Donos da Rua", de John Singleton, e que definitivamente merecia uma melhor edição em DVD, já que a nacional traz apenas trailer como extra. A versão de Região 1, da New Line, também não impressiona mas traz o filme em Widescreen, além de entrevista com os diretores e biografias. Não ganha melhor cotação porque a versão é pobre demais.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo