UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

A Maldição de Tutankamon (1999)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Premiado no 32° Annual Worldfest-Houston Film and Vídeo Festival, este documentário alimenta a lenda da maldição do faraó Tutankamon, morto há 3000 anos.

Considerada uma das maiores descobertas da arqueologia (se não a maior de todas), poucos sabiam da existência deste jovem faraó, que assumiu o trono com 9 anos e morreu aos dezoito. Dentro da câmara mortuária, foram encontrados mais de 5000 objetos valiosos, cuja maioria se encontra hoje no Museu do Cairo. Junto de seu corpo, no interior de três sarcófagos (um dentro do outro, sendo o que mais profundo tem 136 kg de ouro maciço!), encontrou-se a máscara mortuária do jovem rei, talvez o artefato arqueológico de maio valor e de maior beleza já encontrado.

Seguido da descoberta, ainda nos anos 20, ocorreram uma série de mortes aparentemente sem motivos. Sucedeu que essas mortes foram associadas à maldição de Tutankamon, já que na porta lacrada da câmara mortuária dizia que todos aqueles que violassem aquela sepultura sagrada receberiam a visita das asas da morte. Só que depois de o documentário alimentar a maldição, durante quase 45 minutos, nos instantes finais, afirma que tudo não passou de coincidências e que isso se iniciou através da imprensa da época que, com raiva de o arqueólogo ter vendido a descoberta com exclusividade para um único jornal aristocrata londrino, o London Times, para polemizar, associaram esses óbitos à maldição.

Mas mesmo assim, o documentário encerra dando uma pequena margem de dúvida, dizendo que ainda hoje, até os mais céticos, pensam duas vezes antes de visitar o túmulo do jovem faraó Tutankamon. O mais interessante, no entanto, são as imagens reais, filmadas no instante em que se retiravam os objetos da tumba, no que foi a primeira descoberta arqueológica da história documentada em filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo