UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Neve sobre os Cedros (1999)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2001
Nota 3

Adaptação do best-seller de David Guterson, de 1995, grande sucesso de crítica e público nos Estados Unidos.

Mas o filme deixou a desejar. Foi o primeiro trabalho do australiano Hicks depois de "Brilhante/Shine", mas indicado ao Oscar apenas como melhor fotografia (um belo e até discreto trabalho de Robert Richardson, mais conhecido por seus filmes para Oliver Stone, "Platoon", "Nascido em Quatro de Julho"), filmando praticamente o tempo todo paisagens enevoadas ou nevadas. Sempre com bom gosto.

Mas todo o resto do filme é uma decepção. Praticamente todas as escolhas da realização são erradas. Não souberam condensar um livro longo e complexo, de forma que resultou num roteiro confuso, complicado, cheio de idas e vindas (a trama central do julgamento é interrompida por imensos flashbacks).

Cometem dois erros fundamentais: o maior é revelar desde a metade do filme qual foi a verdadeira causa do crime. Dali em diante só resta esperar que o inexpressivo herói (Ethan Hawke) venha a se manifestar. Melhor teria sido esconder ao menos o conteúdo da pesquisa que ele fez no farol.

Além disso, erram também em não mostrar melhor a vida dos nipo-americanos que ficaram confinados no campo de prisioneiros, durante a Segunda Guerra Mundial.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo