UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Mar em Fúria (2000)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2001
Nota 1

Foi o "Titanic" da temporada 2000, no sentido de contar uma história marítima real, trágica, com um enfoque assumidamente romântico (o fio narrativo da trama é o romance entre um dos marinheiros, Bobby, interpretado pelo sempre discreto e eficiente Wahlberg, que encontrou um novo amor e inicia nova vida ao lado de Diane Lane).

Sem esquecer a enfâse nos efeitos especiais (o trailer e o próprio cartaz acentuam sua famosa onda gigantesca) e na trilha musical retumbante e onipresente. Foi grande sucesso de bilheteria em todo o mundo.

Baseado em best-seller de Sebastian Junger, rodado com competência pelo alemão Petersen ("O Barco/Das Boot"), o filme tem um clima de fita antiga da Warner, dos anos 40, que na época teria sido estrelada por alguém carismático como Edward G. Robinson ou Bogart. Todos eles teriam o carisma acumulado de uma carreira inteira de personagens marcantes. Coisa que falta a George Clooney, num papel mal delineado, sem aprofundamento.

O uso dos efeitos especiais da Industrial Ligh & Magic de George Lucas é extensivo e eficiente (inclusive porque é muito difícil reproduzir água digitalmente), embora sempre um pouco artificial (é preciso se acostumar ao aspecto meio fosforescente da cor da água).

Um drama humano, real, bem contado, num super espetáculo com final difícil.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo