UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Dia de Treinamento (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Parece clichê. Este filme conta a velha história do policial veterano que ensina os truques do ofício para o novato, um negro, outro branco, o mau e o bom. Ainda assim dirigido com firmeza por Anthony Fuqua, o filme ficou valorizado por uma grande interpretação de Denzel Washington, que mesmo numa fitinha de rotina (bem feita) consegue criar um personagem forte, dominante, sem medo de ser vilão.

Ajuda até o fraquinho Ethan Hawke, que não compromete (mas sua indicação ao Oscar como Coadjuvante demonstra uma boa vontade com o rapaz). Ele faz o novato que passa um dia com um veterano para ver se pode servir nas forças especiais na policia de Los Angeles. Mas não é um dia qualquer. Nesse pequeno período de tempo, ele salvará uma jovem latina de estupro (e a recompensa virá no seu tempo devido), testemunhará uma traição, descobrirá que seu parceiro é escolado, corrupto, perigoso, capaz de tudo e tem que pagar uma fortuna a uma quadrilha de mafiosos russos.

O conflito também não é novo: deve se corromper ou não? É possível existir policial honesto? O filme não da respostas fáceis, mas é mais realista do que costume. E realmente sobe de categoria por causa de Denzel. Ele, que dois anos antes perdeu um outro Oscar por "Hurricane - O Furacão" (já tinha um de Coadjuvante por "Tempo de Glória"), levou o prêmio de Ator desta vez. Tudo porque ele está bom como sempre nesta fita policial que, de outra forma, provavelmente passaria em branco.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo