UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Lantana (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3
Lantana

Uma fita australiana que fez muito sucesso na sua terra (indicada para 14 prêmios do Australian Film Institute, levou oito, inclusive Filme, Direção e Roteiro). O realizador Ray Lawrence é bissexto e tinha feito antes uma talentosa estréia com "Bliss", em 1985. Este é apenas seu segundo filme, baseado numa peça teatral de Andrew Bovell, "Speaking in Tongues", misturando variados personagens em tramas paralelas que irão se cruzar no final (os americanos acham que tem a ver com fitas como "Short Cuts" de Altman, mas não de forma tão original quanto "Magnolia").

Tem bom elenco e até tentaram lançar o filme nos EUA a tempo do Oscar (que o ignorou), mas foi Melhor Filme Estrangeiro do BAFTA, mais os Festivais de Cognac e Fort Lauderdale. Mas parece exagero, é uma fita curiosa, diferente, adulta, mais profunda do que aparenta (na verdade, é sobre relacionamentos mal-sucedidos, falta de comunicação, tragédias inexplicáveis). Atenção: não é um mero filme de suspense, mas um complexo drama existencial para públicos mais exigentes.

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema [resenha-data-cadastro]
Nota 3

Uma fita australiana que fez muito sucesso na sua terra (indicada a 14 prêmios do Australian Film Institute, levou oito, inclusive Filme, Direção e Roteiro). O realizador Ray Lawrence é bissexto e tinha feito antes uma talentosa estréia com "Bliss", em 1985. Este é apenas seu segundo filme, baseado numa peça teatral de Andrew Bovell, "Speaking in Tongues", misturando variados personagens em tramas paralelas, que irão se cruzar no final (os americanos acham que tem a ver com fitas como "Short Cuts", de Altman, mas não de forma tão original quanto "Magnolia").

Tem bom elenco e até tentaram lançar o filme nos EUA a tempo do Oscar (que o ignorou), mas foi Melhor Filme Estrangeiro do BAFTA, mais os Festivais de Cognac e Fort Lauderdale. Mas, parece exagero, é uma fita curiosa, diferente, adulta, mais profunda do que aparenta (na verdade, é sobre relacionamentos malsucedidos, falta de comunicação e tragédias inexplicáveis). Atenção: não é um mero filme de suspense, mas um complexo drama existencial para públicos mais exigentes.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo