UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Migração Alada (2001)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 31/08/2004
Nota 1

Este documentário não encontrou seu público no Brasil, mas fez sucesso nos EUA e na França e concorreu ao Oscar de melhor documentário em 2003 (perdeu para "Tiros em Columbine", de Michael Moore).

Esta fita francesa é co-dirigida e produzida por Jacques Perrin, ator de "Dois Destinos", de Zurlini, e também esteve por trás de "Microcosmos". É basicamente um audiovisual, à la Discovery Channel, sobre a migração dos pássaros, em particular os do norte da Europa e dos EUA, que vão para o Ártico, atravessando grandes distâncias (há um episódio no Amazonas que mostra a venda de aves, mas fica evidente que a cena é armada para funcionar como eles pretendiam).

Tudo é muito bem filmado, sem cair em clichês, mas depois tudo tende à monotonia. Embora digam que não houve truques nas filmagens, certamente eles ocorreram na edição, porque fica claro que houve pós-produção digital -e certas cenas parecem armadas demais para convencerem). E o diretor francês Philippe Labro também é o narrador, mas tem um sotaque horrível e incompreensível.

Portanto, é bonito, mas não tão especial quanto se supõe. É o tipo do filme que devia vir junto com o making of, porque é mais interessante ver o processo de filmagem do que o resultado final.

A edição em DVD traz comentários em áudio auxiliar do diretor, making of, especial "Criando a Música", entrevistas com o realizador, galeria de fotos com comentários do realizador, trailers e weblinks. Os comentários e os trailers não possuem legendas, e os demais extras são legendados apenas em inglês.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo