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Ficha completa do filme

Drama

8 Mile - A Rua das Ilusões (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Tinha tudo para não dar certo. Mas, conduzido pelo competente diretor Curtis Hanson ("Los Angeles: Cidade Proibida", "Garotos Incríveis"), a estréia do rapper Eminem é melhor do que se podia esperar, foi grande sucesso de bilheteria nos EUA e também na Europa (mas não funcionou no Brasil. Também foi bem de crítica, embora tenha sido indicado apenas para um Oscar, justamente a canção "Lose Yourself", que aparece nos letreiros finais, e não é legendada em português. Estranhamente, acabou ganhando o Oscar de Melhor Canção, apesar de Eminem não ter aparecido na Festa do Oscar.

A questão é se valia a pena o produtor Brian Grazer ("Uma Mente Brilhante") e um diretor ambicioso perderem tempo com um projeto desses. Até porque não é realista, é basicamente um conto de fadas, suavizando a imagem de rebelde e transgressor de Eminem (que aqui aparece bonzinho, não usa drogas, até se entendendo mais ou menos com a mãe que nas letras ele xinga, e até mesmo defendo os homossexuais quando na vida real é famoso por ser anti-gay). Há muito palavrão, os personagens são marginais mas a mensagem é positiva, mostrando que se você tiver um sonho e for persistente, poderá conseguir o que pretende e até sair daquela vida de "white trash" (ou seja, aqueles brancos que vivem em trailers, na faixa de pobreza como os negros e outras minorias).

Devem ter orientado muito bem Eminem porque ele também se sai bem. A ordem deve ter sido: faça o menos possível e não faça caretas, não procure representar, deixe a câmera registrar sua emoção no rosto, nos olhos. E deu certo. Ele nunca compromete, faz sempre a mesma cara e a mesma expressão, e se livra. Parece mesmo natural (o filme também tenta disfarçar com o figurino suas tatuagens e ar de baixaria).

A história embora inspirada vagamente em sua vida, não é uma autobiografia. O conflito surge não com os negros - de quem ele é amigo e parceiro, aliás na fita todo mundo é bonzinho, até os bandidos tem bom coração. O problema é que na primeira apresentação em público ele congela, não consegue se exprimir e sai do palco vaiado. Leva a fita toda para se recuperar, com a ajuda de uma garota por quem se interessa (Brittany Murphy), que é o personagem mais curioso do filme, porque ao menos não faz a boazinha. Ela é vagabunda e pronto: aceite quem quiser. Fica um interesse amoroso sem amor, se isso é possível (ainda assim com uma cena de sexo muito vestida para não assustar adolescentes).

Confesso que não gosto de rap até porque tenho dificuldade para entender o que dizem (por isso é ótimo ter legendas). O filme pasteurizou tudo numa fórmula aceitável para que brancos classe média possam consumi-lo - por isso mesmo trai suas origens e propostas. Eminem se vendeu para a máquina de Hollywood em troca de virar astro de Cinema e ampliar seu capital e mercado Ou seja, é rap à la Hollywood, altamente discutível.

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