UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Coisas Belas e Sujas (2002)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Tinha ouvido falar pouco deste filme, que eu sabia ser com Audrey Tautou ("Amelie Poulain") e mais nada. É uma produção Miramax realizada pelo talentoso e competente inglês Stephen Frears ("Ligações Perigosas"), um excelente diretor, retornando a seus temas do tempo de "Minha Adorável Lavanderia" ("My Beautiful Laundrette").

Ou seja, mostra a balbúrdia racial que é a Londres atual. No caso, a história de um misterioso africano emigrante ilegal (Chiwetel Ejiofor, que ganhou alguns prêmios) que trabalha como faz-tudo: de noite, como porteiro na recepção de hotel, à tarde como chofer de táxi e de manhã dormindo no sofá de uma emigrante da Turquia (Tautou, tropeçando no inglês mas sem comprometer) que sonha em ir para Nova York.

A situação se complica quando ele descobre no hotel um esquema do gerente espanhol (Sergi López), que extrai rins de imigrantes para vender no mercado negro (em troca eles ganham passaportes). O africano se recusa a participar da situação, mas Audrey precisa dele.

Muito bem interpretado (apesar do ator central ter sempre a mesma expressão no filme todo), o filme é interessante, dramático, sério, bastante envolvente. Mas não teve para mim nenhum impacto imediato. Ou maior. Mas é bom. Quase esquecia de mencionar também uma atriz negra ótima que faz uma prostituta que quase rouba o filme, chama-se Sophie Okonedo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo